voltar para todos os posts

5 Conselhos para iniciantes no lettering

Pamela Debortoli

Atualizado - 01/09/2022

3 min de leitura

Nesse post eu trago 5 conselhos/dicas para você que está iniciando no lettering. Vejo muuuuita gente cometendo esses 5 erros na hora de criar os seus lettering, será que você é uma dessas?

Então vamos logo para o primeiro:

1. Cuidado com as frases longas

No início da sua jornada no lettering, como você ainda não tem muita pratica e o momento de criar as composições pode ser desafiador, então fuja de frases que sejam muito longas, porque quando mais longa é a sua frase mais difícil será criar a composição, as palavras podem acabar ficando muito próximas uma das outras dificultando a leitura, ou a composição pode ficar muito aperta e poluída demais.

Comece com frases mais curtas com no máximo 8 palavras, assim será mais fácil de criar uma composição, de adicionar decorações, de dar destaque para as palavras corretas e no final o seu lettering vai ficar mais bonito e mais harmonioso.

2. Faça mini rascunhos

Não finalize a primeira composição que passou pela sua mente, porque nem sempre a primeira ideia que tivemos é a melhor (falo por experiência própria 😉), teste outras ideias, faça até 3 mini rascunhos, onde em cada um deles você vai tentar compor o lettering testando diferentes estilos de letras, formas e ângulos, esses mini rascunhos são mini mesmo, faça eles de no máximo 6cm. Eles vão ajudar você veja a ver a composição como um todo e como o lettering final vai ficar.

Should have a image here

3. Não use a caneta (ainda)

Chegou a hora de você começar a passar o seu mini rascunho para a folha final, se você me acompanha lá no Instagram ou no Youtube já deve saber, porque sempre repito isso, nunca, nuncaaaaa faça a composição direto com as canetas, porque muita coisa pode dar errado fazendo assim, e você vai precisar jogar a folha fora e recomeçar tudo de novo e pode ser bem frustrante. Então por enquanto esqueça as canetas.

4. A forma como você segura o lápis faz a diferença

Comece sempre o rascunho a lápis e aqui a dica é de como segurar do modo correto o lápis, (você deve tá pensando que? Como assim? Tem um jeito certo de segurar o lápis?😲) Pois é tem sim!

O lettering é a arte de desenhar as letras e não de escrever então para desenhar precisamos segurar o lápis mais solto na mão, assim conseguimos fazer os traços leves e consequentemente muito mais fácil de apagar. Segure o lápis com a mão longe da ponta (como mostro na foto abaixo 👇), desse jeito vamos conseguir fazer melhor os movimentos.

Should have a image here

5. Faça as letras em etapas

A última dica é para o momento em que você está desenhando as letras, nunca faça as letras direito pelo formato delas, às vezes não prestamos atenção ou não nos damos conta, quando vemos artes de outros artistas na maioria das vezes o lettering já está todo pronto e finalizado, e não vemos o rascunho com todas as etapas que aquela pessoa seguiu para criar as letras.

Cada letra tem diferentes passos de construção e devemos fazer cada um deles para que o resultado final seja uma letra com tamanhos proporcionais e bem desenhada.

Should have a image here

Se você sente muita dificuldade nesse momento e não sabe muito bem como construir elas, ou acabam sempre ficando meio tortinhas ou estranhas, eu criei um curso online de lettering para ajudar quem está iniciando ou até mesmo que já tem um pouco de experiência e quer se aprimorar, no curso eu ensino desde o básico até o profissional, desde como construir as letras e composições até como fazer uma renda extra com o lettering. Para conhecer o curso é só clicar aqui e assistir o vídeo até o final.

Esses foram as 5 dicas para você que está iniciando no mundão do lettering, você estava cometendo algum deles? Se você leu até aqui me manda uma mensagem no Instagram contando o que achou, vou adorar te responder!