voltar

Como fazer Brush Lettering

Por Pamela Debortoli - Atualizado 02/06/2021

5 min de leitura

Nesse post vou te ensinar como fazer o brush lettering essa é uma das minhas técnicas favoritas e com certeza você já deve ter visto esse tipo de escrita em algum lugar.

Arte com a técnica de brush lettering

Outra arte com a técnica de brush lettering

O brush lettering é conhecido também como caligrafia com brush pen, mas eu aprendi a chamar de brush lettering por que quando estou criando a minha arte eu penso nela como um todo.

Primeiro faço mini rascunhos onde eu vou testando diferentes composições e vejo onde as palavras se encaixam melhor, depois faço o rascunho no tamanho final e só depois de todas essas etapas é que eu pego a minha brush pen e finalizo.

Esse é motivo do porque gosto chamar de brush lettering e é muito provável que você vá encontrar muito mais conteúdo na internet pesquisando como brush lettering.

Ok, então vamos começar.

Materiais necessários

O único material que precisamos para fazer o brush lettering é uma caneta com a ponta pincel, esse estilo de caneta tem a ponta maleável e é isso que nos permite ter a variação de espessura, necessária para esta técnica.

Para quem está iniciando eu indico o Kit Intensity Brush da BIC com 10 cores ela tem a ponta de feltro e é mais firme, e isso ajuda muito quem está começando nessa técnica. Se você quiser ver algumas outras brush pens pode ir no meu post Lista dos melhores materiais para fazer Lettering

Como segurar a brush pen

Antes de começarmos a usar a caneta precisamos aprender a segurar ela do modo correto. Devemos segurar ela sempre longe da ponta e em um ângulo de 45° graus, dessa forma vamos conseguir fazer a variação de espessura e ter movimentos mais fluidos.

como segurar correto

como segurar incorreto

Regras

As regras são simples, sempre que o traço da letra subir ele será fino, para isso não aplicamos quase nenhuma pressão na caneta sobre o papel.

Já quando o traço da letra desce ele vai ser grosso, então devemos aplicamos pressão na caneta, isso fará com que a lateral da ponta encoste no papel. E quanto mais pressão aplicarmos mais grosso será o traço.

Exercício sobe fino brush lettering

Exercício sobe fino brush lettering

Exercícios Básicos

Agora que já sabemos como segurar e quais são as regras só nos resta começar a praticar, né?!

Para começar faça em uma folha as linhas guias, se você ainda não conhece o que são as linhas guias, já tenho um post aqui no blog contando tudo sobre elas .

Então para fazer as linhas guias você vai precisar de folha sulfite uma régua e um lápis, e siga as medidas abaixo.

Lettering usando as linhas guias

Ahhh e um detalhe super importante é que devemos sempre usar folhas lisas para fazer o brush lettering com canetas com ponta de feltro. Folhas com textura como aquelas para aquarela são como uma lixa para a ponta da caneta e acabam deixando o feltro todo desfiado.

Antes de aprendermos a fazer as letras vamos praticar com alguns exercícios básicos que nos ajudaram a pegarmos o jeito com a brush pen, de quanta leveza ou pressão devemos aplicar nela.

Na primeira linha faça apenas traços finos, como falei antes os traços finos são sempre de baixo para cima.

Exercício sobe fino brush lettering

Na outra linha faça os traços grosso, sempre de cima para baixo, aplicando pressão na caneta.

Exercício desce grosso brush lettering

Agora intercale os traços finos com os grossos.

Exercício intercalando fino e grosso brush lettering

Na quarta linha vamos fazer ondinhas. Sempre preenchendo toda a linha.

Exercício ondinhas brush lettering

E o último exercício é fazer círculos.

Exercício circulos brush lettering

Todos esses exercícios são super importantes pois eles são a base para fazermos todas as letras do alfabeto.

Para começar a fazer as letras, devemos seguir a mesma regrinha, sempre que o traço da letra subir ele será fino então vamos encostar a caneta levemente no papel sem aplicar pressão, e quando descer devemos aplicar pressão na caneta contra o papel para fazer os traços grossos. Vou mostrar aqui como fazer a letra B minúscula:

Fazendo a letra B

Para você entender melhor como fazer as letras minúsculas eu fiz um vídeo no Youtube onde explico como fazer algumas letras do alfabeto com o passo a passo.

Antes de finalizar o post, quero dizer que eu sei que é difícil fazer o brush lettering e que no começo vai ser frustrante e não vai sair como você gostaria, mas não desista a prática leva a evolução.

Vou deixar aqui um foto de um lettering que fiz lá em 2016 e uma que fiz poucos dias atrás para você ver a diferença e ver que não tem segredo, basta muito pratica e estudo.💖

Arte com a técnica de brush lettering

Outra arte com a técnica de brush lettering

Espero que esse post tenha te ajudado, e se você quiser praticar o brush lettering eu tenho uma apostila onde ensino o passo a passo de cada letra do alfabeto em detalhes, e tenho também um material gratuito com exercícios básicos .