voltar para todos os posts

Qual a diferença entre Lettering, Caligrafia e tipografia

Pamela Debortoli

Atualizado - 25/07/2022

2 min de leitura

Tenho certeza que você alguma vez já se perguntou, qual é a diferença entre Lettering, Caligrafia e Tipografia? São todas iguais? Qual é a real diferença entre eles?🤔🤔

Muitas pessoas confundem, chamam lettering de caligrafia, caligrafia de lettering, tem até quem chama o desenho das letras que fazemos no lettering de tipografia (essa pra mim é a mais engraçada 😅), enfim uma bagunça que só. Esses 3 estilos de artes trabalham com letras e palavras, mas elas são totalmente diferentes, depois desse post você não vai mais errar e vai aprender a diferenciá-las.

Vamos começar pelo lettering que é a arte de DESENHAR letras, palavras e frases, cada etapa é desenhada do zero, podemos dizer que é como se cada letra fosse uma mini ilustração. O lettering tem como intuito principal passar uma mensagem na maioria das vezes positiva e/ou divertida por meio dos desenhos das letras. Você NÃO precisa ter uma letra bonita para ser uma artista de lettering e criar artes incríveis!

Should have a image here

O mais importante é entender as estruturas de cada letra, o modo correto de desenhar e as regras básicas para começar a criar, para você não acabar se sentindo perdida, sem saber para onde ir, e antes de continuar a leitura, se você é nova nesse mundo quero te convidar a conhecer o meu curso completo, lá você vai aprender diferentes técnicas, estilos de letras, como construir as letras, montar as palavras, aprender a como fazer um renda extra com o lettering e muito mais, clique aqui para conhecer o curso.

O foco da arte do lettering é a composição como um todo, onde cada letra é pensada e desenhada individualmente, para que toda a composição no final seja única e interessante, aqui não temos materiais específicos, podemos usar para criar nossos letterings desde um simples lápis grafite, até tintas, giz, lápis de cor, aquarelas, etc.

A Caligrafia é conhecida como a "arte da bela escrita”, ela se baseia na ESCRITA das letras com traços fluidos e contínuos, formando letras elegantes e harmônicas, existem muitos estilos de caligrafia mas as mais conhecidas são a gótica, itálica e a romana.

Should have a image here

Os materiais/ferramentas mais conhecidas da caligrafia são as penas com bico fico, pena de bico quadrado, pincel e claro a famosa brush pen (sim a brush pen é uma ferramenta da caligrafia).

E a Tipografia o que é?

Should have a image here

Tipografia ou melhor dizendo, as fontes tipográficas são essas letrinhas que você está lendo nesse exato momento, elas fazem parte do nosso dia a dia, encontramos em livros, jornais, nos nossos celulares, etc.

As fontes são criadas por um designer de tipos, ele cria alfabetos completos onde cada letra é pensada e criada para quando for usada em conjunto, trabalhe de maneira harmônica com todas as outras letras desse alfabeto independentemente da ordem em que elas forem usadas e tudo isso claro, com uma ótima legibilidade.

Vou aproveitar e contar uma curiosidade, a fonte mais usada no mundo é a Helvetica foi criada em 1957 (ela tem 65 anos😮) é no estilo sem serifa, pode ver ela aqui na imagem abaixo:

Should have a image here

Ela é usada em logos de algumas empresas famosas, tenho certeza que você já viu ela por aí:

Should have a image here

Viu só, agora quando você ver por aí essas marcas vai saber o nome e estilo da fonte 😉.

Antes de terminar vamos recapitular: o Lettering é a arte de desenhar as letras, a Caligrafia é a arte da escrita, e por fim a Tipografia são as fontes que usamos no digital como quando estamos escrevendo uma mensagem no WhatsApp ou em um texto no computador.

Tenho certeza que agora você não vai mais errar! 💖