voltar para todos os posts

Materiais para fazer lettering no Papel Preto

Pamela Debortoli

Atualizado - 04/10/2022

3 min de leitura

Você já pensou em fazer lettering no papel preto e se perguntou, quais canetas/ materiais eu posso usar? Listei aqui todos os materiais que ficam legais no papel preto e que você pode usar para criar letterings lindos e super diferentes.

Antes de tudo, vamos falar do papel, use sempre os com gramatura alta, de 120, 180 ou até mesmo maior, quanto maior a gramatura mais grosso será o papel e maior será a resistência pra aguentar bem as tintas das canetas, já pensou você gastar horas fazendo um lettering bem colorido e lindo e no final a folha ficar toda ondulada? Não é legal né 😑, então nunca esqueça SEMPRE GRAMATURA ALTA!

Preciso comentar que não são todas as canetas que podemos usar nessa cor de papel, as ideais são aquelas mais pigmentadas com tintas mais grossas, mais viscosas e que não sejam translúcidas, como por exemplo as canetas com tinta a base de álcool, na foto abaixo fiz um teste usando as canetas com tinta a base de álcool e como você pode ver… não dá pra ver nada 😂, realmente elas desaparecem.

Should have a image here

As canetas a base de álcool ficam legais apenas nos papéis mais claros porque a cor do papel ajuda a ressaltar as cores da caneta.

Agora vamos para as canetas que podemos usar, as primeiras que vou mostrar são metalizadas, eu não sou muito fã dessas cores de canetas, maaaas tenho que admitir que no papel preto elas ficam incríveis. 🥰

Canetas Metalizadas:

Brush pen Metallic CIS:

Tenho um kit com 6 cores, elas tem a ponta pincel, e as cores ficam bem legais.

Should have a image here

Dual brush Metalic LeoArte:

Essas são vendidas em kits com 10 cores, em um dos lados ela tem a ponta pincel e no outro é uma ponta chanfrada, estilo aquelas de marca texto sabe?!

Should have a image here

As cores dessas canetas ficam visíveis no papel preto porque as tintas são mais grossas, tenho aqui pra mostrar esse lettering que fiz usando a caneta com a cor dourada olha só que legal que fica o resultado final:

Should have a image here

Existem também as canetas Poscas e também a linha Pintor da Pilot que tem a cores metalizadas, e que ficam legais também, essas são as cores que eu tenho:

Should have a image here

As minhas cores favoritas dessas canetas são a lilás e a laranja, ficam lindas, o preto ajuda a ressaltar e dar ainda mais brilho para o metalizado delas.

Canetas em gel coloridas:

Uma outra opção de canetas que podemos usar são as canetas em gel, aqui não precisa ser especificamente as que ter a tinta metalizada (sim existe também caneta em gel com tinta metalizada), as em tons pastel ficam lindas no preto dão um contraste muito legal. Um detalhe que quero ressaltar é que sempre as cores mais coloridas e claras ficam mais bonitas e se destacam mais.

Aqui usei as Signo da Uni-Ball

Should have a image here

Canetas Brancas:

Agora vamos para as canetas BRANCAS, que ficam simplesmente MARAVILHOSAS nessa cor de papel, sério eu amo 😍.

A caneta branca que eu sempre uso e que é ótima é a Gelly Roll da Sakura ela tem 3 tamanhos diferentes de pontas a 10 a 08 e a 05. A número 10 é a que eu mais gosto porque ela tem a pontinha mais grossa e assim libera mais tinta, não falha quando estamos pintando fica super branquinha, esse lettering aqui embaixo eu fiz usando ela.

Should have a image here

Outras opções de canetas brancas é a Posca e a Pilot Pintor. Pode ver que a Posca não fica tão branquinha, porque a tinta é mais "aguada", acaba transpassando a cor do papel e deixando a cor dela mais puxado para um cinza do que para o branco, e uma outra opção de caneta em gel branca é a da Uni-Ball, eu não gosto muito dela porque a tinta não fica tão branquinha, prefiro mil vezes a Gelly Roll 10 ou até mesmo a 08 (pode ver que sou apaixonada por elas 😂) pode comparar todas elas aqui na foto abaixo:

Should have a image here

Lápis de cor:

Should have a image here

E o meu material favorito para usar no papel preto são os lápis de cor, eu tenho esse que são os Super Soft da Faber Castell, já na embalagem eles mostram que esse lápis pode ser usado tanto no papel branco quanto no preto, claro que aqui também as cores mais claras e mais vibrantes se destacam mais e ficam mais legais no papel preto. Na foto abaixo fiz o teste com algumas cores:

Should have a image here

Se você já tiver aí na sua casa os lápis de cor aqueles mais comuns, dá também para usar eles, as cores não vão ficar tão vividas, mas o resultado final também ficará lindo.

Should have a image here

E por último os lápis aquarelaveis, aqui usei os da Faber-Castell:

Should have a image here

Tanto os lápis aquarelaveis quanto os Super Soft as cores ficam mais vividas e se destacam mais porque a mina (aquela partezinha dentro do lápis que tem a cor), são molinhas e mais pigmentadas e ficam mais visíveis.

E é isso, agora que você já sabe quais materiais pode usar no papel preto, que tal se desafiar a criar um lettering bem colorido e diferentão! Que tal? Bora?

Como sempre se você quer aprender lettering de uma maneira simples e ainda aprender a fazer uma renda extra clica aqui para conhecer o meu curso lettering creative.