Volte para todos os posts

Adicionar sombras nas letras é sempre difícil para quem está começando no mundo do lettering né?! (Estou falando isso por experiência própria 😅). Mas quero te mostrar que não precisa ser assim tão difícil!

Tenho certeza que essas dicas vão ajudar você na hora de adicionar sombras nos seus letterings, tanto em letras blocada, letras com variação de espessura, e também em letras cursivas como falsa caligrafia e brush lettering.

Sombras Detalhes sobre as sombras

As sombras não existem sem uma fonte de luz, então para facilitar vamos imaginar que as nossas letras são um objeto em uma mesa, e que em um dos lados desse objeto existe uma fonte de luz.

Sombras em letras maiúsculas

Então para começarmos a adicionar sombras nas nossas letras a primeira coisa que temos que decidir é: em qual dos lados ficará a fonte luz, ela pode estar em qualquer um dos 4 cantos da letra, você quem decide qual vai combinar com o seu lettering.

Mas as formas de sombras mais usadas são as duas primeiras, com a fonte de luz acima e as sombras projetadas para baixo. É importante lembrar que a sombra sempre será projetada para o lado contrário da fonte de luz.

Letra A maiusculo com sombras

Sombras nas letras minúsculas cursivas

Para as sombras em letras cursivas não tem mistério nenhum, basta você seguir a dica anterior, imagine a fonte de luz em um dos lados da letra e não esqueça que a sombra é sempre na área que não está sob luz direta.

Letra A minusculo com sombras

Claro que tudo isso é super básico, porém é suficiente para você começar a adicionar em seus letterings sem muita preocupação, mas é claro que têm muito mais coisas que podemos levar em consideração na hora de fazer as sombras, como o ângulo e a posição da fonte de luz e a sombra projetada.

Sombras

Esses são alguns dos meus letterings onde usei letras com sombras na composição:

Lettering em detalhe

Lettering em detalhe

Existem 4 estilos de sombras que podemos adicionar nos nossos letterings:

- Sombra projetada

- Sombras deslocada

- Sombras deslocada sem preenchimento

- Sombra com linhas flutuantes

Amazon Prime

Se você quiser saber mais sobre elas e como adicionar nos seus próximos letterings eu tenho um material gratuito e é só clicar aqui nesse link para baixar.🥰.

E para finalizar vale lembrar que sempre que você for adicionar sombras em uma palavra tente usar o mesmo estilo em todas as letras para manter suas composições harmônicas. Como você pode ver é simples e parece que as palavras está saindo da folha.

Espero que esse post tenha te ajudado e se você quiser aprender mais sobre o mundo do lettering, clica aqui para conhecer minhas apostilas e se você quiser pode conhcecer minha página no Instagram clicando aqui

Sobre Mim

Oii, sou Pamela Debortoli, artista de Hand Lettering fundadora da página Lettering Creative no Instagram e apaixonada por ajudar quem está começando no mundo do Lettering.

Super kit com 3 Apostilas