Nesse post vou dar uma pincelada bem resumida sobre o que é Tipografia, Caligrafia e Lettering, para explicar as diferenças básicas entre elas, e se vocês quiserem se aprofundar mais sobre a história de cada uma vou deixar alguns links.

Tipografia:

A tipografia é a arte da criação de letras. Um designer de tipos cria alfabetos completos onde cada letra é pensada e criada para que quando for usada em conjunto, trabalhe de maneira harmônica com todas as outras letras desse alfabeto, independentemente da ordem em que elas forem usadas e tudo isso com uma boa legibilidade.

As fontes tipográficas podem ser usadas infintas vezes e para projetos de diferentes estilos, você encontra essas fontes no seu computador, em jornais, revistas e aqui mesmo neste texto.

tipografia

Uma curiosidade é que a fonte Times New Roman (foto acima) foi criada em 1931 para ser usada em um jornal inglês e hoje ela é a fonte mais conhecida e usada no mundo.

Se você quiser ler toda a história e detalhes sobre tipografia acessa aqui na wikipedia.

Caligrafia:

Caligrafia

Caligrafia com pena de bico fino flexível.

A Caligrafia também é conhecida como a "arte da bela escrita", é a técnica de escrita a mão formando letras elegantes e harmônicas, existem muitos estilos de caligrafia como a gótica, Italica e romana.

Os materiais mais comuns para essa técnica são a pena de bico fino onde a espessura do traço vai depender da quantidade de pressão que você aplicar na caneta e a pena de ponta quadrada, onde a espessura da escrita vai depender do ângulo que seguramos a caneta e da direção dos movimentos. Hoje em dia a caligrafia com pena de ponta fina é muito usada em convites de casamentos.

Caligrafia Gotica

Caligrafia com pena de ponta quadrada, estilo de escrita gótica.

Se você quiser ler toda a história da caligrafia acessa aqui.

Lettering:

É a arte de desenhar letras a mão. E o fato de desenhar é o que difere o lettering da caligrafia.

O Lettering tem o objetivo de contar uma história, transmitir uma mensagem ou uma ideia através do desenho das letras, as letras são desenhadas do zero, como se cada uma fosse uma mini ilustração, sendo assim algo único e personalizado, não existe muitas regras no mundo do lettering o que existem são diferentes técnicas usadas, mas isso é algo para outro post. Você pode criar as suas próprias letras e seu modo de desenhar elas, desenvolvendo o seu próprio estilo e assim passar a mensagem que deseja através do lettering.

Lettering

Essa arte eu fiz usando diferentes técnicas, e tento passar uma mensagem motivacional por meio do desenho das palavras.

Resumindo as diferenças são:

- Tipografia é a criação de fontes, como estas que usamos no computador.

- Caligrafia: é a escrita a mão com canetas como as de bico de pena.

- Lettering: é a arte de desenhar as letras.

Espero que esse post tenha ajudado você! 🥰

Post com os meus materiais favoritos

Minha experiência é com o lettering e se você quiser aprender mais sobre essa arte eu tenho algumas apostilas aqui na minha lojinha, que ensinam as principais técnicas com muita prática.