voltar para todos os posts

Meus Materiais Favoritos para Fazer Lettering

Pamela Debortoli

Atualizado - 27/07/2022

4 min de leitura

Nesse post vou listar os materiais que mais uso nos meus lettering e que são os meus favoritos, então vamos lá.

Antes de irmos para a lista um detalhe importantíssimo, para começar no lettering você não precisa ter todos esse materiais ok? Você pode começar apenas com coisas mais básicas, como lápis, papel simples de impressora, borracha e qualquer tipo de caneta.

Esse post é para listar alguns materiais que você pode usar para começar nesse mundo do lettering e para mostrar alguns dos meus favoritos.

Papéis

Should have a image here

Vamos começar do começo, com os papeis:

  • Sulfite 75gr - esses são aqueles bem simples que usamos em impressoras, recomendo usar esses para praticar e fazer rascunhos.
  • Sulfite 180gr - indico você usar para finalizar os letterings, esse papel é mais grosso e não deixa a tinta das canetas passar para o verso do papel.
  • Sketchbook 14x21 - se você não quiser fazer sempre letterings em papéis soltos, indico esse caderno no tamanho A5, ele tem um tamanho ótimo para criar os letterings porque não é tão grande e nem tão pequeno. Cadernos com o tamanho de A4 são grandes demais, não recomendo usar eles no começo, porque quanto maior o papel maior deveram ser as letras e os traços e na hora de finalizar com a caneta será difícil manter os traços retos e bem feito.

Etapa dos rascunhos

Should have a image here
  • Lápis grafite simples - para fazer os rascunhos você pode usar qualquer tipo de lápis grafite, pode ser aqueles bem simples que encontra em qualquer livraria.
  • Borracha Soft da Pentel - a borracha precisa ser boa e macia, e claro que apague bem. Não use borrachas coloridas porque podem acabar manchando a folha na hora de apagar.
  • Caneta borracha Tombow - essa borracha é ótima para ser usada na etapa do rascunho, para apagar pequenos detalhes e imperfeições.
  • Borracha Limpa Tipos - essa borracha é ótima porque ela tira apenas o excesso da grafite do papel sem apagar o rascunho, uso ela sempre antes de finalizar com as canetas.
  • Régua Trident 30cm quadriculada - eu gosto muito dessa régua porque ela é cheia de marcações que nos ajudam na hora de fazer as margens e as linhas guias. Mas se você quiser pode usar uma régua normal.

Canetas

Should have a image here
  • Intensity ponta média BIC - essas canetas são ótimas para finalizar o lettering e tem várias cores diferentes para fazer os letterings super coloridos.
  • Pigma Micron 08 da Sakura - ótima para quem gosta de fazer o lettering todo preto, ela tem nankin e pode ser usada com aquarela, porque a tinta não borra.
  • Gelly Roll 10 da Sakura - Caneta em gel branca, já testei de diversas marcas essa é definitivamente a melhor e realmente fica branca, mas atenção tem que ser a 10, porque essa caneta tem outras 2 numerações de pontas e a 10 é a melhor de todas.

Brush pens - Canetas com Ponta Pincel

Should have a image here
  • Kit Brush Intensity da BIC - esse kit é muito legal, vem com várias cores e foi com essas canetas que comecei a muiiiito tempo atrás na caligrafia com caneta de ponta pincel, a ponta delas são de feltro e mais firmes o que ajuda a fazer os movimentos da técnica com mais facilidade.
  • Brush pen da CIS - essas canetas são muito boas elas são vendidas em kits mas também avulsas.
  • Brush pen Pen 68 da Stabilo - eu adoro as cores dessas canetas, são super pigmentadas e a tinta delas são aquarelaveis.
  • Aquash brush média da Pentel com reservatório, o reservatório dessa caneta foi feita para ser adicionado agua e para usar ela com aquarelas, mas eu adiciono tinta nankin e uso ela para o preenchimento de letras blocadas nos meus letterings, ela tem a ponta de cerdas e super molinha então é um pouco difícil de usar porque precisa ter um pouco mais de controle no traço.

Talvez você não saiba, mas precisamos tomar alguns cuidados com as brush pens para que a ponta não estrague, falei sobre isso nesse post aqui e nesse mesmo post ensino também como usar a caneta e alguns exercícios básicos.

Mais alguns materiais que podemos usar para finalizar nossos letterings

Should have a image here
  • Lápis de cor Super soft da Faber Castell - esses lápis são perfeitos porque são super pigmentados e as cores são lindas demais.
  • Tinta nankin - que comentei antes para encher o reservatório da Aquash Brush
  • Aquarela Pentel 12 cores - o lettering é um estilo de arte que nos permite usar diversos tipos de materiais diferentes um deles são as aquarelas.
  • Para usar essas aquarelas em tubinho é legal ter um godê com tampa, assim você coloca um pouco da aquarela no godê, depois que ela seca, ela vira estilo uma aquarela de pastilha, para reativar elas é só colocar algumas gotinhas de água.
  • Papel para aquarela Canson 300gr - Se você for finalizar um lettering com aquarela precisa usar um papel que seja específico para ela.

Então esses são os materiais que mais gosto de usar nos meus letterings e estão nessa nesta lista porque eu já usei e realmente gosto deles.

Vou repetir de novo, para começar a fazer lettering você NÃO precisa ter todos esses materiais. Você pode escolher apenas alguns e depois com o tempo e com a pratica você pode comprar e testar outros.

Não se prenda aos materiais, o importante é começar, então comece com o que você já tem em casa, pode até ser com apenas um lápis e uma borracha, ou até mesmo uma caneta esferográfica, apenas comece!

E se quiser começar com um método e suporte direto comigo clica aqui e conheça o meu curso comple de lettering que vai te levar do zero ao profissional, já pensou que você pode fazer uma renda extra com o lettering? Vai lá conhecer o curso.