voltar para todos os posts

O que é lettering? Como funciona?

Pamela Debortoli

Atualizado - 21/02/2023

4 min de leitura

Lettering: A arte de desenhar letras

Lettering é a arte de desenhar letras e palavras visualmente bonitas e chamativas, as artes de lettering são sempre na sua maioria feitas a mão. É uma habilidade que existe a séculos, com calígrafos que antigamente escreviam a mão de uma forma elegante livros e documentos.

Hoje a arte do lettering evoluiu e está mais moderna e com um maior leque de possibilidade tanto nos materiais para desenvolver a arte quanto nas possiblidades do que pode ser criado, a arte do lettering é muito usada no design de um modo mais digital para a criação de logotipos, convites, capa de livros, ou de uma forma mais analógica feito a mão como quadros, e pode ser feito ou aplicado em diferentes tipos de superfícies, como em paredes, personalizando porcelanas, tecidos, etc.

O que é Lettering?

Antes de começar a explicar o que lettering, vamos falar um pouco sobre caligrafia e tipografia.

A Caligrafia também é conhecida como a "arte da bela escrita", é a técnica de escrita a mão formando letras elegantes e harmônicas, existem muitos estilos de caligrafia, mas as mais conhecidas são a gótica, itálica e a romana. Esse estilo de escrita é sempre feito a mão e direto com a pena, sem antes fazer um rascunho das letras ou frases, antigamente os livros e documentos eram escritos desse modo.

Should have a image here

Já a tipografia faz uso de fontes e letras pré-existentes. Um designer de tipos cria alfabetos completos onde cada letra é pensada e criada para que quando for usada em conjunto, trabalhe de maneira harmônica com todas as outras letras desse alfabeto independentemente da ordem em que elas forem usadas e tudo isso com uma ótima legibilidade.

As fontes tipográficas podem ser usadas infinitas vezes e para projetos de diferentes estilos. Elas fazem parte do nosso dia a dia, encontramos em livros, jornais, quando estamos escrevendo um texto no computador e nos nossos celulares.

Should have a image here

O Lettering é a arte de organizar e desenhar letras e palavras de uma forma legível e esteticamente agradável. Envolve o use de vários materiais e técnicas diferentes para criar um estilo único e que tenha um grande impacto visual. O lettering é normalmente feito à mão e nós permite ter mais liberdade criativa e de expressão e tem como objetivo contar uma história, transmitir uma mensagem ou uma ideia através do desenho das letras.
As letras são desenhadas do zero, como se cada uma fosse uma mini ilustração, sendo assim algo único e personalizado e é isso que traz tanto valor para essa arte.

Existem muitos estilos diferentes de letras, desde aquelas que tem uma aparência e regras bem semelhante as da caligrafia, como o estilo de letra cursivo com variação de espessura, e outros estilos que são parecidos com fontes tipográficas, mas claro que precisamos sempre nos lembrar que a arte do lettering é sempre com letras desenhadas, de uma forma mais moderna e decorada.

Should have a image here

Materiais mais usados e técnicas:

Para criar lettering, artistas e designers usam uma variedade de materiais e técnicas, dependendo de seu estilo e meio preferidos. Algumas das ferramentas mais comuns incluem:

  • Canetas: de longe esse é o material mais usado no lettering, aqui não existe regras, você pode usar qualquer tipo de caneta com qualquer estilo de ponta, pode ser desde uma caneta esferográfica até uma caneta super chique com ponta fina ou grossa.

Esse é o meu material favorito e que uso sempre nos meus lettering, você pode usar canetas coloridas para destacar e deixar toda a composição do lettering ainda mais interessante e bonita, ou finalizar a arte usando apenas uma caneta preta, vai do seu mood e gosto pessoal.

Should have a image here
  • Lápis de cor: Os lápis de cor são outro tipo de material que você pode usar nos seus letterings, é uma ótima opção para quem gosta de artes coloridas, com uma caixinha de lápis vocês terá uma infinidade de opções e combinações de cores.
  • Pincéis: Os pincéis são uma escolha popular para criar letterings maiores e podem ser usados com uma variedade de meios, incluindo aquarela, tinta.

Além dos materiais usados, existem muitas técnicas e estilos diferentes de lettering, incluindo:

  • Lettering cursivo: Este estilo como comentei antes ele imita a escrita da caligrafia. Dentro do estilo cursivo temos 3 estilos de letras, as letras cursivas com variação de espessura, as com espessura fixa, e o estilo fat bottom.
  • Letras com serifas: As serifas são as pequenas linhas ou traços no final das principais hastes de uma letra, e esse estilo é caracterizado pela presença desses traços. Esse estilo é muito semelhante aquele usado em materiais impressos como livros e jornais.
  • Letras sem serifas: Este estilo não tem os pequenos traços e prolongamentos no final das hastes das letras e é frequentemente usado para designs modernos e minimalistas.
  • Letras blocadas: são letras quase sempre na sua maioria maiúsculas elas são caracterizadas por terem em todos os lados da letra um mesmo tamanho assim mantendo um padrão no seu formato. São letras que ganham maior destaque em uma composição por chamarem mais atenção. Esse estilo pode ser tanto sem serifa quando com serifas.
  • Letras maiúsculas com variação de espessura: esse estilo é diferente do cursivo, ele se semelha bastante com o estilo blocado, mas como o seu nome já diz, os traços que compõe o desenho da letra variam de espessura, sendo alguns finos e outros grossos, aqui também esse estilo de letra pode ser com ou sem serifas.

Se você tem interesse em aprender sobre a arte do lettering, saber desenhar todos esses estilos, e ainda aprender como fazer uma renda extra com suas artes clica aqui no link e vem conhecer o meu curso completo.

O lettering ficou muito popular nos últimos anos, com muitos artistas compartilhando seus trabalhos nas redes sociais. Isso trouxe uma grande valorização da arte do lettering, bem como o surgimento de novos estilos e técnicas.

A superfície mais comum de fazer lettering é o papel, mas a arte do lettering nos permite ir muito além e explorar outras superfícies como por exemplo, em paredes, criar uma composição de lettering para decorar espaços como casas, restaurantes, etc, mas também pode ser feito em vidros, canecas, os objetos ou superficies as quais podemos personalizar com o lettering são infinitas.

Should have a image here

A versatilidade do lettering o torna uma ferramenta valiosa para qualquer designer ou artista que queira adicionar um toque pessoal ao seu trabalho.

Lembrando se você tem interesse em começar ou se aprofundar mais nesse estilo de arte, clica aqui pra conhecer o meu curso completo de lettering.