voltar para todos os posts

Os Materiais Básicos para começar no lettering

Pamela Debortoli

Atualizado - 05/08/2022

3 min de leitura

Você já se perguntou quais são os materiais básicos que precisa ter para começar no lettering? Precisa mesmo ter milhões de canetas diferentes? Aqui nesse post vou listar todos os materiais que você precisa para começar ainda hoje!

Vamos começar pelo BÁSICO do BÁSICO ou seja um simples lápis grafite, pode ser um com a mina número 2 ou 2HB ou até mesmo HB que são os mais simples que você encontra em qualquer papelaria, aqui não tem uma marca específica, pode ser de qualquer uma, só não indico aqueles verdes que parecem ser maleáveis porque a grafite parece ser feita de plástico é horrível de desenhar, então pode ser qualquer outro menos esse ok? 😅

A borracha tem que ser boa e macia que apague bem e que não amasse a folha, eu indico a Soft da Pentel, esquece aquelas verdes ou até mesmo até aquela que é vermelha de um lado e azul do outro, essas borrachas com cores podem acabar manchando e deixando a cor delas no papel, e também são muito abrasivas e acabam danificando o papel.

Falando em papel eu indico para lettering você usar aqueles com gramatura maior pode ser então um sulfite de 120gr ou 180gr, então se você vai fazer um lettering, finalizar com canetas ou lápis de cor sempre use esses mais grossinhos, eles aguentam bem as tintas das canetas, ou seja, não marcam o verso.

Você pode optar então por comprar o de 120gr ou de 180gr, não precisa ter os dois, mas se você quer apenas fazer rascunhos a lápis ou fazer testes de diferentes composições pode usar aqueles sulfites simples de impressora mesmo que tem a gramatura de 75.

Should have a image here

Agora vamos para as canetas

Hoje em dia existem de inúmeras marcas e com diversas pontas diferentes, as Intensity com ponta média da BIC, são muito boas para finalizar os letterings, elas são vendidas em kit, se você gosta de deixar a arte final super colorida esse kit tem várias cores legais, mas se você é do time que gosta de finalizar o lettering sempre em preto eles tem também nessa cor, elas são vendidas em kit e também avulsas.

Should have a image here

Eu sou aquele tipo de artista e de pessoa que gosta de testar e de incentivar a não gastar um fortuna💸 com canetas e materiais caros, dá também para criar letterings lindos usando apenas simples canetas esferográficas, esse lettering da foto abaixo fiz usando 3 cores diferentes cores de caneta esferográfica da BIC.

Should have a image here

Chegamos nas famosas brush pens ou canetas com ponta pincel, essas existem de diferentes marcas e estilos de pontas, tem brush pen que tem a ponta bem pequena, outras bem grande, algumas são mais molinhas e outras mais firmes, algumas são caríssimas e outras mais baratas.

As que indico que são boas e baratas e principalmente se você está começando são as da CIS, ou também o kit da BIC, essas duas marcas são boas porque as pontas são mais firmes e ajudam, facilitam a iniciar na técnica de caligrafia com brush pen, você pode optar por uma ou a outra, não precisa ter as duas marcas. Comentei sobre as brush pens em um outro post aqui no blog onde listei as 5 melhores brush pens do mercado, clique aqui para ler.

Should have a image here

E a última coisa que eu estava quase me esquecendo é uma régua, pode ser de 15 cm ou de 30cm, e a régua é fundamental para fazer as margens nas folhas e pra centralizar as palavras, eu uso essa Régua Trident 30cm quadriculada, mas pode ser qualquer outra régua.

👉 E se você fica perdida na hora de criar os letterings, não sabe bem por onde e como começar te convido a conhecer o meu curso online, onde eu reuni todo o conhecimento que venho acumulando a mais de 6 anos praticando e trabalhando com essa arte🥰 pra saber mais sobre ele é só clicar aqui.

Chegamos ao fim da lista, então são esses os 5 materiais que são indispensáveis para você começar no lettering, um lápis grafite, uma borracha boa, papel, caneta para finalizar, uma brush pen (se você quiser aprender essa técnica) e uma régua, com esse materiais você consegue criar composições lindas e criativas.

Esses letterings aqui 👇 eu criei usando apenas esses 5 materiais que listei aqui!

Should have a image here