3 ESTILOS de LETTERING CURSIVO
Pamela Debortoli
Atualizado - 07/09/2024
3 min de leitura
Nesse post, você vai aprender como fazer 3 estilos de letras cursivas partindo de uma mesma estrutura básica. Você vai aprender a cursiva com variação de espessura, o estilo “Fat Bottom”, e a cursiva com espessura fixa. Mas antes de tudo, vamos começar do começo, você sabe o que é o estilo cursivo?
O cursivo é aquele estilo onde todas as letras de uma palavra estão conectadas uma as outras, ou, como eu gosto de dizer, as letras ficam de mãos dadas (bem fofo 🥰). Quase sempre, a escrita da palavra é feita com um traço continuo. Muito provavelmente a sua caligrafia do dia a dia seja assim, porque é o estilo de escrita mais comum de aprendemos quando somo pequenos.
Se a sua escrita do dia a dia é cursiva você já está no caminho certo” (E se na for, calma que você também vai conseguir!) . Mas, um ponto importante: na arte do lettering, você não vai escrever as letras mas sim desenha-las. O conceito é parecido, mas a abordagem é um pouco diferente. hahaha.
As letras cursivas podem ser feitas de duas formas: com eixo reto e com o eixo inclinado. Minha preferida, que uso sempre nos meus letterings, é com o eixo inclinado, porque acho que dá um toque especial na composição trazendo movimento.
Vamos começar criando as linhas guias, que nos ajudarão a manter todas as letras retas, com o mesmo tamanho e alinhadas, as medidas que usei foram 1,5cm , 3cm e 1,5cm, faça três grupos de linhas guias.
Cursiva com variação de espessura
No primeiro grupo, comece desenhando a estrutura das letras com um traço simples e monolinha. Se você ainda não sabe como desenhar as letras, pode usar as minhas como referência! 🥰
Com a estrutura das letras estão prontas, agora vamos adicionar as espessuras. Esse estilo é caracterizado por ter variação na espessura dos traços, onde alguns são finos e outros grossos.
A parte grossa da letra deve sempre ficar onde o traço dela está descendo. Ou seja, onde o traço desce, ele será grosso; onde sobe, será fino. Se você conhece a técnica de Caligrafia com brush pen, vai aplicar as mesmas regrinhas aqui. 😉
Procure manter uma espessura semelhante em todas as letras, para criar um padrão harmonioso no seu lettering.
Fat Bottom
No segundo grupo de linhas guias, vamos partir da mesma estrutura de letras e vamos aplicar nelas o estilo Fat bottom. O diferencial desse estilo é que a base das letras é “gordinha” e a espessura é mais fininha comparando com estilo anterior. No lettering abaixo as palavras 'mais e feliz' estão com o estilo Fat Bottom.
Pra manter um padrão nas letras, vamos adicionar mais duas linhas guias: uma vai ficar acima da linha base e a outra acima da linha descendente, com quase 1cm.
Como comentei, a base das letras será mais grossa. Mantenha todas as letras com uma espessura e grossura parecida. Não precisa medir com a régua, apenas no observar você vai notar se tem algum letra que está mais grossa ou mais fina que as outras. Isso ajuda a manter uma composição equilibrada, onde todas as letras têm o mesmo destaque.
Cursiva com espessura fixa
Você já desenhou letras blocadas? Esse estilo cursivo segue a mesma ideia: as letras vão se manter com uma espessura padrão, nesse estilo não vamos mais ter a variação de traços e finos e grossos.
Comece novamente com a mesma estrutura de letras, com um traço simples.
Pra desenhar esse estilo, vamos manter a estrutura (o rascunho inicial das letras) como se fosse o “esqueleto” e desenhe a espessura ao redor da estrutura, deixando as letras com um formato mais “quadrado”.
Esse post é apenas um recorte de um vídeo disponível no meu canal no Youtube. Se você ficou com alguma dúvida ou se quer ver mais detalhes, corre lá pra assistir o vídeo onde explico passo a passo como criar cada estilo de letra! 💖